... A fórmula do sucesso ...


o químico estuda a matéria, sua composição, suas propriedades. Precisa contar com habilidades técnicas, humanas e cognitivas, e ter sensibilidade ética, social e ambiental, dominando conhecimentos científicos que o possibilitem a compreender e inovar a realidade. O profissional em química deve ser capaz de identificar problemas e necessidades atuais e perspectivas da sociedade, assim como da legislação vigente, no que toca à sua área. Para sua atividade, precisa de uma sólida formação multidisciplinar, comprometida com os aspectos científicos, tecnológicos, éticos, sociais e políticos do país.



.............................................................................................................................................................


sábado, 19 de julho de 2008

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Raul Seixas

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela
velha opinião formada sobre tudo".



A MULHER SEGUNDO A QUÍMICA

SÍMBOLO - Mu

PESO ATÔMICO - 54 kG/MOL
(Aproximadamente)

OCORRÊNCIA -
Onde quer que se encontre homens.

OBTENÇÃO -
Foi obtida inicialmente de uma costela, segundo a conhecida síntese de Adão.

PROPRIEDADES FÍSICAS -
Sólida, de formas mais ou menos atraentes, suave ao tato,cor variável, cheiro suigenires, insolúvel na água e sabor muito agradável.

PROPRIEDADES QUÍMICAS -
Ferve à baixa temperatura, congela a qualquer momento, derrete quando adequadamente tratada, tem grande afinidade pelo ouro, prata, platina e outros materiais nobres, bem como pedras preciosas em geral.
Quando pura combina-se, quando impura mistura-se. Elemento polivalente pode reagir exotermicamente com etanol 50% ou fermentados 5% bem como destilados provenientes de fermentação alcóolica. Auto reação extremamente explosiva, sendo perigoso o manuseio por pessoas inexperientes.

USO E APLICAÇÕES -
Altamente ornamental, útil como tônico para elevar espíritos deprimidos, excelente igualador de distribuição de riquezas, agente dos diferentes eficazes na redução de rendas, inibidor na acumulação de fortunas, campo em que muitas vezes tem ação redutora.
Desmistificação das frases feitas

"Nenhuma substância natural é nociva." Isso é uma grande mentira. Basta lembrar da cocaína ou da aflatoxina, uma substância produzida por fungos que é o cancerígeno mais potente que conhecemos.
"Lixo químico..." Todo lixo é químico. Resíduos de alimentos são um lixo tão químico quanto o cianeto produzido pela galvonoplastia.
"...Tal produto não tem química." Tudo tem química. Até remédios homeopáticos têm toneladas de química.
"Tudo que é sintético faz mal." A Aspirina é 100% artificial e eficaz não só contra a dor de cabeça, mas também na prevenção de problemas cardíacos.

Fonte: Livro Química Geral (Usberco Salvador) - Comentários: Prof. Atílio Vanin (Doutor em Físico-Química IQU-SC)

Curiosidades de Química
Você pode por um bife em uma vasilha com Coca-Cola e ele desaparecerá em dois dias.
Para remover manchas em pára-choques cromados de carros antigos, esfregue a peça com um pedaço de papel alumínio amassado embebido em Coca-Cola.
A Coca-Cola é um ótimo desentupidor de pia, pois dissolve a gordura nos canos.
Os óculos ficarão brilhando se você limpar com vinagre. Uma gota em cada lente é o suficiente.
O ferro de passar roupa desliza mais facilmente sobre as roupas se você usar pasta de dente no fundo do ferro.
Para evitar cheiro na geladeira coloque uma caixa de bicarbonato de sódio aberta. Ele absorve completamente todos os odores dos alimentos guardados.
Por que os cabelos ficam brancos com a idade?

De acordo com as atuais teorias do envelhecimento, cabelos brancos surgem quando as estruturas q
ue compõem as células se oxidam devido à ação dos radicais livres - tipos reativos de oxigênio capazes de provocar danos celulares. Os radicais livres são moléculas instáveis, com número ímpar de elétrons (partículas atômicas de carga negativa), que podem desequilibrar as funções celulares. No organismo, milhares de radicais livres, provenientes sobretudo do oxigênio (elemento vital para a transformação dos alimentos em energia) são formados e destruídos a cada minuto. A destruição é operada por antioxidantes naturais (as vitaminas C e E e as enzimas superóxido dismutase e catalase). Assim, mais de 95% do oxigênio absorvido na respiração são transformados em água no interior das células, enquanto os 5% restantes passam por outras etapas antes disso e permanecem sob a forma de radicais livres. A poluição ambiental, os maus hábitos alimentares, a vida sedentária e a própria idade contribuem para o aumento na produção dos radicais livres, que facilitam o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.
Até os 40/45 anos de idade, geralmente o organismo consegue vencer a luta contra os radicais livres, retirando-os da circulação sem grandes dificuldades. Depois, contudo, eles livres tendem a se acumular gradualmente no organismo, contribuindo para o surgimento não só de cabelos brancos como de doenças degenerativas (arterioesclerose e câncer), problemas nas articulações (reumatismo e artrose) e alterações na pele (rugas e manchas senis).
Às vezes, os cabelos embranquecem precocemente, em geral quando, além de ter predisposição genética para isso, a pessoa enfrenta problemas particulares graves. Numa situação de estresse emocional, por exemplo, o organismo libera grande quantidade de adrenalina, substância altamente oxidante que contribui para o aumento dos radicais livres na corrente sangüínea - e daí, para o surgimento de cabelos brancos.

terça-feira, 15 de julho de 2008

show da Química

veja como experimentar faz bem!!!

Cuide do nosso Planeta

segunda-feira, 14 de julho de 2008