... A fórmula do sucesso ...


o químico estuda a matéria, sua composição, suas propriedades. Precisa contar com habilidades técnicas, humanas e cognitivas, e ter sensibilidade ética, social e ambiental, dominando conhecimentos científicos que o possibilitem a compreender e inovar a realidade. O profissional em química deve ser capaz de identificar problemas e necessidades atuais e perspectivas da sociedade, assim como da legislação vigente, no que toca à sua área. Para sua atividade, precisa de uma sólida formação multidisciplinar, comprometida com os aspectos científicos, tecnológicos, éticos, sociais e políticos do país.



.............................................................................................................................................................


domingo, 17 de agosto de 2008

Cozinhando com química: uma divertida maneira de estudar



Para alguns, Química e culinária caminham muito longe uma da outra. Então, por que os químicos são chamados de 'cozinheiros da ciência'? Na verdade, vários procedimentos feitos intuitivamente pelos mais importantes chèfs de cuisine podem ser explicados pelos fenômenos químicos. Por isso, a partir da culinária é fácil entender, por exemplo, as propriedades coligativas das soluções. Vamos ver?

Pasta al dente

Se você perguntar para qualquer cozinheiro porque ele coloca sal na água antes de cozinhar o macarrão, provavelmente vai ter como resposta que é para salgar a massa. Você o surpreenderá, porém, se lhe explicar que, quimicamente, a adição de sal à água eleva a temperatura de ebulição, reduzindo substancialmente o tempo de cozimento da massa. Dessa maneira, como dizem os italianos, a pasta fica al dente. Esse fenômeno é chamado de ebulioscopia e é uma das propriedades coligativas das soluções. As propriedades coligativas são alterações que ocorrem nas propriedades de um solvente, decorrentes da adição de um soluto não-volátil, por exemplo, quando colocamos sal na água.

Nenhum comentário: