... A fórmula do sucesso ...


o químico estuda a matéria, sua composição, suas propriedades. Precisa contar com habilidades técnicas, humanas e cognitivas, e ter sensibilidade ética, social e ambiental, dominando conhecimentos científicos que o possibilitem a compreender e inovar a realidade. O profissional em química deve ser capaz de identificar problemas e necessidades atuais e perspectivas da sociedade, assim como da legislação vigente, no que toca à sua área. Para sua atividade, precisa de uma sólida formação multidisciplinar, comprometida com os aspectos científicos, tecnológicos, éticos, sociais e políticos do país.



.............................................................................................................................................................


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Quem congela primeiro: água quente ou água fria?


Esse projeto investiga o curioso fenômeno conhecido como "efeito Mpemba" que foi descartado como impossível durante muito tempo até ser re-examinado por um aluno de escola secundária da Tanzânia. (leia mais na reportagem abaixo).

Trata-se do seguinte: colocando-se no congelador dois copos iguais cheios de água, um a temperatura ambiente (30°C) e outro saído da chaleira (70°C), qual congelará primeiro? Surpreendemente, a água que inicia mais quente congela primeiro.

Bom, na verdade a água quente não congela mais rapidamente que a água fria, é claro. Mas se você ferve água e depois deixa que ela resfrie até a temperatura ambiente, ela congelará mais rapidamente que uma outra quantidade de água que não tenha sido aquecida antes. Estranho?

Não, e vamos ver o porquê. Quando você aquece a água, ela perde parte do ar dissolvido nela, que sai em forma de bolhas, e o ar é um mau condutor térmico. Assim, o ar presente na água dificulta as trocas de calor com o meio e dificulta a perda de calor que a água precisa sofrer para que aconteça o congelamento.

Por essa mesma razão, o gelo formado por água previamente fervida tem densidade maior do que aquele que se obtém com água que não passou por esse processo. Em países muito frios, o que não é o caso do Brasil, os canos de água quente tendem a arrebentar antes do que os de água fria, pois congelam primeiro.



















2 comentários:

li disse...

depois dessa explicação ñ tem + duvidas.
esse blog ta ótimo.

Unknown disse...

Boa noite professora,

Sou seu aluno na Unirb e vi seu blog, achei muito interessante, ia perguntar justamente sobre esse efeito da água quente congelar mais rapido que a àgua em temperatura ambiente. Mas já foi respondido.

Bjos.

Jeferson Araújo